A proposta era, após a discussão sobre a repercussão da Rio+20, que os alunos produzissem seus textos acerca da temática. Destaco aqui, o texto do aluno Adelmo Araújo Lomes do 3º Ano A Matutino. Leiam e deixem seus comentários e sugestões para o autor.
A Rio+20 deveria ser a revisão e reajuste das propostas elaboradas, mas não cumpridas na Rio 92. Tais acordos estavam relacionados ao desenvolvimento sustentável, motivo que deu origem à conferência e reuniu representantes de vários países, pondo em questão ideologias governamentais adotadas para o cuidado e uso do meio ambiente.
Durante a conferência, os reais interesses políticos surgem, influenciando nas decisões e desviando o foco para um sistema aind mais capitalista, comprometendo, assim, acordos propostos há vinte anos na Rio 92.
Em meio a essa situação é necessário que sejam refomuladas e adotadas novas medidas governamentais que priorizem o abastecimento e o bem estar das pessoas, mais que os lucros.
A vontade e participação social nessas mudanças é crucial, sendo indispensável sua interferência nas decisões governamentais para alcançar uma mudança mais radical e coerente com os interesses dos ambientalistas e uma maior valorização da natureza.